O LIVRO

O LIVRO

sábado, 23 de julho de 2016

Nossa História - CITOU - Personagem da História - José Bonifácio de Andrade e Silva - UM DEFENSOR DOS ESCRAVOS





"É tempo de irmos acabando gradualmente, até os últimos vestígios da escravidão entre nós, para que venhamos a formar, em poucas gerações, uma nação homogênea, sem o que nunca seremos verdadeiramente livres, respeitáveis e felizes". José Bonifácio de Andrada e Silva

A ideia de libertação dos escravos era antiga no Brasil. Surgira durante a Inconfidência Mineira e na Revolução Pernambucana de 1817. Logo após a nossa Independência, em 1822, muitos políticos passaram a olhar com certo temor o aumento da massa escrava.

     José Bonifácio de Andrada e Silva (Santos, 13 de junho de 1763 — Niterói, 6 de abril de 1838 ) foi um naturalista, estadista e poeta brasileiro. É conhecido pelo epíteto de "Patriarca da Independência" por ter sido uma pessoa decisiva para a Independência do Brasil.Bonifácio de Andrada e Silva foi o principal  personagem da Independência política e do início da formação da nacionalidade brasileira. Em meio a tantas personalidades de alto nível -como Frei Caneca, Cipriano Barata, Feijó- sua atuação foi decisiva nesses primeiros momentos de vida diplomática, política e cultural do novo país. Quanto à escravatura negra o projeto de José Bonifácio sobre a abolição do tráfico de escravos  africanos e a escravidão constitui a mais importante e vigorosa obra brasileira contra o tráfico, o que explica a ira geral dos comerciantes negreiros que contra ele se levantou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário