O LIVRO

O LIVRO

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Nossa História - Frei Vicente do Salvador - O primeiro historiador brasileiro


 
Frei Vicente do Salvador,  nascido Vicente Rodrigues Palha (Matuim, Salvador, 1564 - Salvador, c.1637) foi um religioso franciscano, conhecido como  o pai da historiografia brasileira, ou o Heródoto brasileiro. Estudou Direito na Universidade de Coimbra, onde graduou-se em 1587. Regressando á sua terra natal ingressou na Ordem Franciscana, quando adotou o nome de Vicente do Salvador. Desempenhou diversos cargos na sua Ordem e lecionou filosofia em Olinda (PE). Autor de uma "História do Brasil" de alto valor, publicada pela primeira vez pelo historiador, Capistrano de Abreu, em 1886-1887, no "Diário Oficial da Nação". As Edições Melhoramentos a vêm editando, sendo que a quinta tiragem apareceu por ocasião do 75.° aniversário da editora, em 1965, com o Prefácio de Capistrano de Abreu e Apresentação de Aureliano Leite.

Sobre Frei Vicente e sua obra, escreveu o antropólogo e escritor brasileiro Darcy Ribeiro Darcy Ribeiro (1922—1997), em seu livro O Povo Brasileiro:
''O melhor testemunho daqueles tempos se deve a frei Vicente do Salvador, natural da Bahia. Foi o primeiro intelectual assumido como inteligência do povo nascente, capaz de olhar nosso mundo e os mundos dos outros com olhos nossos, solidário com nossa gente, sem dúvidas sobre nossa identidade, e até com a ponta de orgulho que corresponde a uma consciência crítica.'' - Darcy Ribeiro, livro O Povo Brasileiro, pág. 136.


 
Fontes Bibliográficas: História do Brasil, frei Vicente do Salvador; Wikipédia; Nôvo Dicionário de História do Brasil, Editora Melhoramentos, 1971, acervo pessoal.

 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário