O LIVRO

O LIVRO

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Nossa História - HOJE NA HISTÓRIA - 22 de Abril de 1500 Descoberta do Brasil

Desembarque de Pedro Álvares de Cabral e sua comitiva


No dia 22 de abril de 1500 a frota comandada por Pedro Álvares Cabral chegou ao território batizado de Vera Cruz pelos portugueses e onde hoje se encontra o Brasil.
Pedro Álvares de Cabral

 Por um longo tempo foi usado o termo "descoberta do Brasil" em uma visão eurocêntrica. Contudo, essas terras antes já eram habitadas por vários povos indígenas. Estima-se que cinco milhões de indígenas se espalhavam pelo litoral brasileiro em 1500. No dia da chegada de Cabral, os portugueses ancoraram em frente a um monte, batizado de Pascoal, no litoral sul de onde hoje está a Bahia. Antes de seguir viagem para a Índia, os navegantes permaneceriam no Brasil até o dia 2 de maio para tomar posse da terra "em nome de d. Manuel I e de Jesus Cristo". Do dia da chegada dos portugueses, apenas três depoimentos ainda estão disponíveis atualmente. 
O mais detalhado deles é a "Carta de Achamento do Brasil", de Pero Vaz de Caminha, escrivão da armada. No dia seguinte à chegada dos portugueses, ocorreu o primeiro encontro entre os navegadores e os indígenas.

No dia 26, o primeiro domingo depois da Páscoa, o frade franciscano Henrique Soares de Coimbra rezou uma missa em terra firme. No dia 1o. de maio, uma outra missa foi rezada e também realizada a posse oficial da terra. Foi erguida uma grande cruz de madeira, com as armas reais de D. Manuel. Na manhã seguinte, no dia da partida da esquadra, os portugueses deixaram dois desterrados, que trocaram a pena de morte pelo exílio em terras desconhecidas. Além deles, ficaram no Brasil outros dois portugueses, que desertaram.

Nau de Pedro Álvares Cabral

Nenhum comentário:

Postar um comentário