"A história é vital para a formação da cidadania porque nos mostra que para compreender o que está acontecendo no presente é preciso entender quais foram os caminhos percorridos pela sociedade brasileira; senão parece que tudo começou quando tomamos consciência das nossas vidas." Bóris Fausto - historiador, escritor e cientista político brasileiro.
O LIVRO
domingo, 6 de setembro de 2015
Nossa História: A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL - 7 de Setembro de 1822
A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.
Dia do Fico
Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta ideia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou : "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico."
O processo de independência
Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembleia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.
O príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimento, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembleia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole.
Estas notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou : " Independência ou Morte !". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.
fonte: SuaPesquisa.com
CORDEL INFANTIL SOBE A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
“O Brasil fazia parte
do reinado português
Isso foi há muito tempo
imaginem só, vocês…
Portugal nos explorava
levava nossas riquezas
pra suprir necessidades
vindas lá da realeza
Nossa aristocracia
começou um movimento
pra livrar nosso Brasil
do imposto sofrimento
Nosso príncipe regente
o D. Pedro, tão famoso
quis romper com Portugal
tendo sido corajoso!
No riacho Ipiranga
deu um grito muito forte
levantando sua espada:
“Independência ou Morte!”
E então estava feito
o Brasil virou nação
e D. Pedro virou rei
depois da coroação!
Foi em 7 de setembro
que D. Pedro declarou
o Brasil independente
e a história perdurou
Por isso comemoramos
exaltando o Brasil
viva o nosso país
nossa pátria mãe gentil!”
Mariane Bigio, setembro de 2012.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário