O LIVRO

O LIVRO

terça-feira, 26 de maio de 2015

Nossa Pátria - GEOGRAFIA DO BRASIL - 27 de Maio Dia Internacional da MATA ATLÂNTICA

Mapa da ecorregião da Mata Atlântica definida pelo WWF. A linha amarelo escuro representa os limites dessa ecorregião. Imagem de satélite da NASA.
MATA ATLÂNTICA

Levantamento detecta queda de 24% na derrubada da Mata Atlântica.  Hoje no Jornal Nacional, na Rede Globo...Assista o video:  http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-nacional/t/edicoes/v/levantamento-detecta-queda-de-24-na-derrubada-da-mata-atlantica/4209241/

A Mata Atlântica é um bioma de floresta tropical que abrange a costa leste, sudeste e sul do Brasil, leste do Paraguai e a província de Misiones, na Argentina. Seus processos ecológicos evoluíram a partir do Eoceno, quando os continentes eram relativamente dispostos como estão hoje. A região é ocupada por seres humanos há mais de 10 000 anos.1 2 A partir da colonização européia, e principalmente, no século XX, a Mata Atlântica passou por intenso desmatamento, restando menos de 10% da cobertura vegetal original.

É um grande centro de endemismo e suas formações vegetais são extremamente heterogêneas, indo desde campos abertos em regiões montanhosas até florestas chuvosas perenes nas terras baixas do litoral. A fauna abriga diversas espécies endêmicas, e muitas são carismáticas, como o mico-leão-dourado e a onça-pintada. O WWF dividiu a Mata Atlântica em 15 ecorregiões, visando manter ações mais regionalizadas na conservação, já que o grau de desmatamento e as ações conservacionistas são específicas para cada região abrangida pelo bioma.

Atualmente, menos de 10% da cobertura original existe, a maior parte em pequenos fragmentos de floresta secundária. No Brasil, restam cerca de 7% (a maior parte na Serra do Mar), no Paraguai, cerca de 15% e na Argentina, 45% da vegetação. Na conservação da Mata Atlântica brasileira, a criação de dois corredores ecológicos ligando os principais remanescentes de floresta no sul da Bahia e norte do Espírito Santo (Corredor Central) e os fragmentos na região da Serra do Mar e da Serra dos Órgãos (Corredor da Serra Mar) são de suma importância na conservação da biodiversidade. Os remanescentes do Paraguai e Argentina fazem parte de uma estratégia triinacional de conservação, com a criação de corredores unindo as principais unidades de conservação desses países e outras quatro unidades de conservação do Brasil.  Na Argentina, restam cerca de 10 000 km², o que representa o maior trecho contínuo de "Mata Atlântica do Interior". A Lei do Corredor Verde é uma tentativa de resguardar legalmente esses trechos de floresta na Argentina. No Paraguai, o desmatamento se deu principalmente a partir da década de 1990 e as unidades de conservação são poucas e na maior parte particulares. Apesar do alto grau de desmatamento, a região da Mata Atlântica é a que mais possui unidades de conservação na América Latina, apesar de muitas serem pequenas e insuficientes.


A Mata Atlântica é o lar de uma rica biodiversidade.




Garça-real,l Pilherodius pileatus





A preservação do mico-leão-dourado,
 cujo o habitat é a Mata Atlântica, deu início às atividades da Rede WWF no Brasil. 



Foz do Iguaçu, onde a parte brasileira da Mata Atlântica
 se encontra com Argentina e Paraguai, é um dos focos de atuação do WWF-Brasil no bioma.


Assista ao vídeo para saber como o WWF-Brasil trabalha para conservar a Mata Atlântica: 
http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/areas_prioritarias/mata_atlantica/


Nenhum comentário:

Postar um comentário