O LIVRO

O LIVRO

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Nossa Literatura - LIVRO: BRASIL A HISTÓRIA CONTADA POR QUEM VIU



Autor: Jorge Caldeira
Lançamento: 2008
Editora: Mameluco
Nº de páginas: 656
Formato:
14 x 21 cm
ISBN: 978-85-60432-05-9
Preço: R$ 60,00

Qual era a cor da mula que d. Pedro I montava no dia 7 de setembro quando proclamou a independência do Brasil? O que Getúlio Vargas fez segundos antes de atirar contra o próprio coração? O que Jânio Quadros fazia enquanto tramava um golpe? O livro Brasil: a história contada por quem viu, resultado de dois anos de trabalho de uma equipe de 21 pessoas chefiada por Jorge Caldeira, revela ao público a história do Brasil contada a partir do olhar das pessoas que viveram os mais importantes momentos da construção da nossa nação.
O Descobrimento - chegada de Pedro Álvares Cabral
Ele traz 173 depoimentos históricos que vão desde a chegada de Cabral até o final do século XX. São verdadeiras joias, que revelam aspectos até então completamente desconhecidos de nossa história. Alguns autores são anônimos. Outros, são grandes escritores, como José de Anchieta, Antônio Vieira, Gregório de Matos, Tomás Antônio Gonzaga, Visconde de Taunay, Machado de Assis, Euclides da Cunha, Lima Barreto, Graciliano Ramos e Ruth Cardoso. Entre os destaques do livro estão textos inéditos, que ficaram séculos guardados em arquivos.


A seleção dos textos seguiu dois critérios básicos: 1. O evento foi fundamental na vida brasileira; 2. Foi pessoalmente vivido, com a experiência direta se transformando em substância da história que cada escritor conta. Dessa maneira, história geral e história pessoal se encontram e se misturam. Notas explicativas detalhadas garantem uma leitura fluente e informativa ao leitor.

O AUTORJorge Caldeira (São Paulo, 20 de dezembro de 1955) é um escritor, doutor em Ciência Política, mestre em sociologia e bacharel em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário